sobre minha habilidade de andar de bicicleta. parte 1

eu ouvi toda a minha infância e adolescência que eu era meio desastrada e sem coordenação motora. ouvia tanto dos outros, quanto de mim mesma.

a bicicleta era uma das principais questões. acho que ninguém da minha família acreditava que eu sabia andar de bicicleta, e nem eu acreditava no fim das contas.

quando marquei minha viagem pra amsterdã, todo mundo dizia que eu ~t i n h a~ que andar de bicicleta por lá, que era pré requisito. bom, eu acho uma chatice quando dizem que eu ~t e n h o~ que fazer algo numa cidade. não tenho que fazer nada, não. vivo e viajo do meu jeito e pronto.

mas com a questão das bicicletas em amsterdã, no fim, concordo um pouquinho que seria massa pra caramba andar por lá.

só que, amigos, andar de bicicleta em amsterdã é uma loucura.

eu, sem coordenação motora nenhuma, sem ter certeza se sei mesmo como pedalar, num trânsito cicloviário absurdo, sozinha, num começo de viagem. bom, a única coisa que eu tinha certeza era que ia dar uma merda grande.

passou o primeiro dia, o segundo, o terceiro.

eu não tive coragem nenhuma e já tava conformada e de boa com o fato de que não ia andar de bici por lá.

no último dia, eu tinha me planejado pra ir dar uma volta no ndsm, que é uma espécie de porto antigo em amsterdam, cheio de grafites em containers velhos e uns lugares super hipsters pra visitar.

obviamente, me perdi no caminho. desci no ponto errado. fui parar em um conglomerado de casas meio hippies, super natureba, sei lá bem explicar o que era. mas tinha muita cooooor e flooor, e eu amei ter me perdido por lá.

não consigo me lembrar bem, mas acho que depois consegui pegar outro ônibus pra me levar pro lugar certo.

e no fim das contas, ndsm foi e é meu lugar favorito de amsterdam, e é a primeira coisa que indico quando me pedem alguma dica, até porque não é um lugar tão citado nos guias de coisas pra fazer na cidade.

enfim, deixa eu voltar pra parte da bicicleta.

depois de caminhar bastante observando os grafites, vendo as pessoas estilosas, acompanhando ensaios fotográficos e ensaios de coral, decidi ir tomar um café e do lado da cafeteria… tcharammmm… um lugar de aluguel de bicicletas.

pensei: esse definitivamente é o lugar ideal pra eu andar de bicicleta em amsterdam. é um campão aberto com muitos lugares de estacionamento.

o aluguel da bicicleta lá era o triplo do aluguel no centro da cidade, mas com certeza era mais seguro pra mim e pros outros.

fechei meia hora com o moço, mesmo tendo que pagar a hora cheia. ele me deu uma bicicleta mais baixinha, de boa pra mim. e lá fui eu com frio na barriga tentar pedalar essa máquina tão bloqueada da minha vida.

com a bicicleta laranja me senti livre. vento na cara, testando velocidades diferentes e habilidades em curvas. usei o freio, lidei com poucos carros e pouquíssimos pedestres.

mas no fim, sim, eu sei andar de bicicleta.

e sim, andei de bicicleta em amsterdam.

 

 

 

 

Laisser un commentaire